
As certificações digitais são uma parte fundamental da transformação digital. Por isso, inúmeras iniciativas para promover desburocratização dos processos através delas foram criadas. O Certificado Digital tornou-se um instrumento de conexão em muitos segmentos. E, todos os dias, surgem novas maneiras para que eles promovam a agilidade em nossa economia, tornando mais fácil a vida de pessoas físicas e jurídicas. A simplificação da transmissão de informações entre os governos, a empresa e seus empregados é um dos principais benefícios da digitalização. Além deste, a possibilidade da diminuição da emissão das notas fiscais, economizando a derrubada de árvores para a produção de papel, é outro ponto importante. Por fim, aparece a validade jurídica plena, na qual é possível assinar contratos e documentos de qualquer parte do mundo de forma rápida e eficiente.
A jornada da transformação digital é um desafio que precisa ser abraçado pelas empresas, já que é um caminho sem volta a ser trilhado por todos. Negócios de diferentes segmentos têm adotado práticas digitais para se manter relevantes no mercado e atender a um público cada vez mais conectado e ávido por respostas rápidas para suas necessidades.
CERTIFICADOS COMUNS
- e-CPF
- e-CNPJ
- e-OAB
- e-MED
- e-MEI
- NFE-e
O e-CPF é como se fosse a versão eletrônica do CPF, com ele é possível comprovar sua identidade eletronicamente, com validade jurídica, o que garante autenticidade nas transações eletrônicas para pessoas físicas e o acesso a diversos procedimentos. Pode ser do tipo A1, A3, ou em nuvem.
O e-CNPJ é como se fosse a versão eletrônica do CNPJ, com ele é possível comprovar a identidade de sua empresa eletronicamente, com validade jurídica, o que garante autenticidade nas transações eletrônicas e o acesso a diversos procedimentos. Pode ser do tipo A1 ou A3.
O Certificado Digital OAB é o Certificado de Pessoa Física (e-CPF) A3 atrelado ao registro do profissional na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o qual garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às transações realizadas na esfera eletrônica. Portanto, permite que o titular assine digitalmente qualquer tipo de documento e realize processos com segurança, rapidez e validade jurídica, sem a necessidade da presença física.
O certificado digital para médicos funciona como uma espécie de identidade virtual. Assim, garante a autenticidade da sua assinatura, bem como a de uma empresa no ambiente online. Desse modo, com esse documento um profissional ou empresário da área médica pode executar várias de suas atribuições em um ambiente digital.
O e-MEI é recomendado para realizar serviços na Receita Federal, Declarar Imposto de Renda, acessar diversos serviços digitais do governo e assinar contratos sem a necessidade de deslocamento. Já o e-CNPJ é obrigatório para empresas com mais de um colaborador e permite a emissão de Notas Fiscais.
Diferentemente do e-CNPJ, o NF-e pode ser emitido para qualquer funcionário da empresa, não precisa ser o representante na Receita Federal. Por isso, ele permite ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha, o que não é recomendado.